JOSÉ
FREIRE

Sobre o Artista

José Veiga Freire (n. 1946 ) é um artista português ( Fundão- Beira Baixa ) autodidata que, paralelamente com a sua vida profissional, realizou uma pesquisa artística experimentando ferramentas e formas de trabalhar com azulejos.
Inspira-se na arte do mosaico e nas suas distintas correntes estéticas para criar uma nova forma de esculpir o azulejo, inovando a sua genuína técnica do “azulejo alicatado”.
Durante mais de cinco séculos, a azulejaria ocupou um lugar chave nas artes decorativas portuguesas e caracterizou-se pela sua riqueza cromática na monumentalidade, no sentido cenográfico e na sua integração na arquitectura.
José Freire adaptou e inovou o corte dos azulejos, utilizando os materiais e ferramentas disponíveis actualmente.
As suas obras com uma continuada e crescente procura, encontram-se dispersas por uma larga faixa de amantes de arte, com particular destaque em numerosos coleccionadores particulares.

“Outra Arte ” de José Freire

A genuína arte de José Freire é caracterizada por não utilizar quaisquer tintas, tendo como matéria prima o azulejo.
As tintas nas suas obras são substituidas por diversas cores dos azulejos e os pincéis por uma diversificada gama de alicates.
Pela complexidade e a minúcia, as suas obras dispensam explicações já que a sua observação transmite toda a magia de cada peça.
A pintura concebida por esta forma de esculpir o azulejo é uma “outra arte” que – sem reservas, sem segredos, sem desvios nem atalhos – inova e acrescenta mais arte à Arte.

IMAGEM EM FRAGMENTOS

PORTFÓLIO

Copyright © 2020 ARTE 351 – Artbook 351 Catálogo Virtual | Powered by WordPress | Theme by Astra | Design by M.Monteiro A&D

Translate »