ROBERTO VÁMOS

Um olhar sobre natureza, formas, volumes, luz e sombra.

Roberto Vámos é fotógrafo e ambientalista brasileiro que já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, San Francisco, Bristol e Cascais. Com 30 anos de carreira e uma temática que variava de retratos artísticos de povos indígenas a fotografias de viagem, Roberto está agora focando suas lentes no mundo botânico, criando retratos singelos de seres que são vitais para a nossa sobrevivência e que costumam passar despercebidos por nós: as árvores.

Nascido no Rio de Janeiro, Roberto estudou fotografia e política ambiental na Stanford University e depois obteve um mestrado em gestão ambiental pela Yale University. Como fotógrafo, sempre se dedicou em retratar as belezas do nosso mundo.

Realizou sua primeira exposição individual no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro, em 1993. Em seguida, em 1994, organizou com o fotógrafo Claus Meyer uma grande exposição sobre a África no Rio Sul Shopping Center, também no Rio de Janeiro.

Teve suas fotografias publicadas por diversos jornais e revistas brasileiras, como Manchete, Geográfica Universal, Super Interessante, O Globo e Zero Hora, até que, em 1999, decidiu dedicar-se a projetos autorais.

Em 2006, Roberto Vámos exibiu a sua série “Fusões” na Galeria Vilaseca (Rio de Janeiro), e em seguida se dedicou ao seu livro “Viajanseio”, lançado em 2016 pela Editora Bambalaio. Neste mesmo ano, participou da SP Foto em São Paulo.

Em 2017, Roberto se mudou para Portugal, onde continua a empreender projetos de longa duração. Participou da Other Art Fair em Bristol, Reino Unido, em 2018 e da exposição coletiva Fragmentos de Temas na R. Rodyner Gallery em Cascais em 2019.

Atualmente está na fase final de seu projeto de retratar os montado portugueses em um livro inédito.

ROBERTO VÁMOS - CONTATOS

Copyright © 2020 ARTE 351 – Artbook 351 Catálogo Virtual | Powered by WordPress | Theme by Astra | Design by M.Monteiro A&D

Inscreva-se na Newslatter do Arte351 e fique informado com o melhor das Artes!